quinta-feira, 22 de outubro de 2009

PARABÉNS ASTÉRIX E OBÉLIX!

Astérix e Obélix fazem 50 anos. Bodas de ouro portanto.

Só posso agradecer a R. Goscinny e a A. Uderzo a criação destes heróis que me acompanharam tanto durante a infância, com as suas aventuras e desventuras (as primeiras bem mais que as últimas), sempre aditivadas pela poção mágica (que todos, pelo menos uma vez na vida, gostaríamos de ter podido beber...), alimentadas por romanos ou javalis e sempre concluídas com um lauto e alegre banquete onde toda, ou quase toda, a família (a aldeia) se junta e reúne (mesmo depois das maiores confusões e conflitos internos).

Mas hoje em dia, quando revisito algum dos álbuns, salta ainda mais à vista a sátira sempre presente nas diversas pranchas, situações, locais e personagens!
Entretanto, e para celebrar este 50º aniversário, saiu um novo livro de Astérix.
E se é verdade que já nada é como dantes (perdeu-se encanto com a morte de Goscinny), verdade é que os novo álbuns, que se mantém fiéis ao traço, me levam a viajar no tempo das sensações, do deslumbramento, do deleite, da diversão e da expectativa com que sempre lia as suas aventuras (tudo ampliado pelo facto de as ler aos poucos, nas pranchas semanais da revista Tintin, infelizmente desaparecida).































Junto-me pois aos que entusiasticamente lhes cantam os Parabéns, mas sem som, não vá dar-se o caso de Assurancetourix estar a cantar também!

Sem comentários:

Enviar um comentário