quinta-feira, 24 de setembro de 2009

ENGº FALCÃO E CUNHA

Desapareceu uma referência. Um homem bom. Um bom amigo.

Não é difícil partilhar publicamente o que o Engº Falcão e Cunha representou para aqueles que tiveram a sorte e a oportunidade de trabalhar com ele nos períodos em que desempenhou funções governativas. Ainda que muito fique, e ficará imenso, por dizer.

Não é difícil apenas e só porque a sua personalidade afirmativa e a sua forma de ser e de estar muito própria tornam tudo bem mais fácil.

Aliás, mais do que ter trabalhado com o Engº Falcão e Cunha, aquilo que ganha importância é ter tido a oportunidade de o ver trabalhar.

Sempre que relembro esses momentos, na Secretaria de Estado das Vias de Comunicação ou no Ministério do Emprego e da Segurança Social, recordo com toda a nitidez a sua profunda seriedade, a sua inabalável honestidade, a sua constante preocupação com bem servir o interesse público, o seu permanente bom senso, a sua inesgotável capacidade para ouvir e decidir, a sua constante recusa em deixar-se deslumbrar pelo exercício de cargos, que sempre viu como transitórios e dedicados ao serviço público.

Com princípios e valores tão vincados e tão praticados no seu dia-a-dia, o Engº Falcão e Cunha não precisava de muito para os transmitir a todos nós. Bastava-lhe ser igual a si próprio! Como foi sempre! Dando o exemplo!

Aqueles que com ele trabalharam habituaram-se a conviver com padrões elevados de seriedade, de exigência profissional e de profundo respeito pela “coisa pública”.

Padrões que não se apreendem nos manuais escolares, mas sim em função daquilo que nos vai sendo transmitido nas várias vivências que nos tocam.

Neste caso, em tudo aquilo que vivemos com o Engº Falcão e Cunha, em tudo aquilo que ele nos transmitiu e que constantemente relembramos. Como referência. Como exemplo. Como fim.

Sobretudo em tempos em que tais valores e princípios parecem estar em "contra-corrente".

Pelo exemplo que nos deu!

Pelos valores e princípios a que nos habituou!

Obrigado Engº José Bernardo Veloso Falcão e Cunha!

Sem comentários:

Enviar um comentário